O preconceito da mulher com o seu sucesso

A mulher vive um momento de muita expressão e possibilidade, proporcional a isso se torna mais evidente nossos preconceitos a respeito de avançar em lugares e posições de liderança, queremos, podemos, somos capazes mas recuamos.

A visão machistas que nos cerca aliada a instituições com cultura patriarcal exercem ainda sua condução com eficacia no sentido de boicotar a nossa chegada, mas não quero aqui reforçar a importância deles e como ele gereciam o sistema, isso é dar a eles ainda mais força.

A pior parte disto é saber que esta mentalidade está em nós mulheres, pois também validamos essa visão de mundo onde o homem diz que pode e sabe mais. Recuamos sem nem nos dar conta do que estamos fazendo. Aqui é onde o problema se torna maior.

Escrevo este texto antes de tudo para me esclarecer, pois preciso romper em mim todo e qualquer pensamento e hábito que colabora com o sistema patriarcal, pois se ele está em mim sou passível de sua manipulação. O mundo vai mal porquê há raras mulheres liderando e muitas das que estão ainda se exercem buscando na sua performance o homem ( deturpado) e não seu ser feminino.

É muito sútil e absolutamente constrangedor o que pensamos sobre nós mesmas. Nos colocamos sob as normas e a visão do patriarcado e assim tais valores incorporados a nós passamos a nos exercemos no mundo.


Vou apresentar para vocês 11 pensamentos que sabotam a liderança feminina:


1. É sempre um duelo Carreira e família, quando ambos podem co-existir;

2. Nossa sensibilidade e intuição é vista como achismo;

3. Nos colocam sempre em uma postura que nós temos que ceder;

4. Nosso prazer gera culpa pois nunca é suficiente o que fazemos, estamos em dívida sempre;

5. Julgamos nossa ambição como egoismo, ilusão ou pecado;

6. Ao valorizar nossas conquistas e expô-las nos julgam exibicionistas;

7. Sempre nos perguntam se nosso sonho vale a pena, maridos dizem: pra você sair de casa tem que ganhar pelo menos X, Oi? Tem que valer a pena por você. pelo seu sonho e superação antes de tudo;

8. Nos omitimos e nos colocamos em uma postura de conveniência para não desagradar a plateia patriarcal;

9. Um mulher se posicionando é vista como intolerante;

10. Temos uma visão míope sobre o nosso tamanho e capacidade de exercer múltiplas áreas

11. Julgamos nossa habilidade com questões lógicas e financeiras;


Tenho certeza que a partir dessas reflexões você teria dentro da sua vivência mais algumas para colaborar. Nossa principal luta hoje é eliminar esse sistema que manipula nossa maneira de pensar e agir, é uma liberdade que precisa nascer dentro de você e reverberar fora. É deste centro de poder pessoal que podemos dar voz a nossa vida criativa, desenvolver projetos, ideias, bem estar e uma economia abundante e mais consciente.


O feminino é a revolução: inteligente, dinâmica, sensível, criativa e multipotencial.

Estamos prontas e aptas mas é preciso reconhecer-se.

Elimine o sistema patriarcal da sua vida.


Por Nay Menezes






9 visualizações

© 2018 por Casa Instante. A primeira Casa De experiência da Amazônia